Portfolio

Workshop 
“Património, Cultura e Turismo em Ribeira de Pena:
Gerar Ideias, Criar Valor”

A Verde Novo organizou e dinamizou nos passados dias 25 de Maio e 1 de Junho de 2012 em Ribeira de Pena, um Workshop com o objectivo de debater o Património, a Cultura e o Turismo no concelho.

Este evento, dividido em duas sessões, permitiu a identificação e discussão de ideias, forças e fraquezas do território ao nível do património, cultura e turismo, a identificação e discussão de tendências de mercado, boas práticas e oportunidades e, por fim, a identificação de estratégias e actividades futuras para a criação de valor a partir do património cultural local.

Para Armando Teixeira, representante da Santa Casa da Misericórdia de Cerva, este foi um evento que permitiu “dirigir a atenção para as questões do património, que desafiou a criatividade para o aproveitamento da realidade envolvente e que em muito pode contribuir para a melhoria das condições de vida e do desenvolvimento das populações”. Foi ainda enaltecida “a competência da equipa que orientou esta reflexão”.

Para os cerca de 20 participantes nesta iniciativa, que teve o apoio da Junta de Freguesia do Salvador e da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, esta reflexão conjunta não deve esgotar-se neste workshop, pelo que se preveem novas iniciativas com o objectivo de pôr em práticas algumas das ideias daqui resultantes.

Para António Luís Ferreira, director executivo da Verde Novo, “a metodologia utilizada neste workshop permite a todos os interessados discutir e gerar ideias concretas, com base nos recursos efectivamente existentes num território; dessa forma, é possível gerar informação útil para posteriores projectos”.

Conferência
“Alojamento Turístico: Desafios e Oportunidades”

II Encontro de Casas em Ribeira de Pena foi pretexto para a reunião de dezenas de agentes de oferta de alojamento turístico e para a partilha de experiências sobre a temática.

Decorreu no passado dia 4 de Abril de 2012 a Conferência “Alojamento Turístico: desafios e oportunidades” integrada no II Encontro de Casas que este ano teve lugar em Ribeira de Pena, no espaço do auditório municipal.

O evento, resultante de uma parceria entre a Verde Novo e a Qualdouro, reuniu mais de meia centena de pessoas e serviu para discutir temas como a eficiência e eficácia na gestão de negócios de alojamento turístico, financiamento & incentivos em vigor e ainda para a apresentação de um produto que visa potenciar as sinergias, o networking e a cooperação entre unidades de alojamento enquanto parte do sistema turístico como um todo – o Qualificatur.

Segundo António Luís Ferreira, da Verde Novo, “foram abordados temas concretos e muito relevantes para a gestão das empresas de alojamento turístico, tanto na perspectiva operacional como estratégica”. O director-executivo da Verde Novo afirma ainda que, na sua perspectiva,  “foram cumpridos os objectivos de informar e alertar para aspectos práticos que podem alavancar a melhoria dos níveis de eficiência e eficácia dessas empresas, tendo em conta os desafios e oportunidades actuais para o turismo em geral e o alojamento em particular”.

Para José Cândido, da Qualdouro, este foi um evento “que despertou o interesse de centenas de pessoas, que reuniu efectivamente dezenas de pessoas, que teve honras de abertura do Sr. Presidente da Câmara (e a presença do Padre Fontes), que reuniu oradores de tão elevado nível e, como tal, só se podia arriscar a ser visto como um evento de sucesso, e assim parece ter sido pela reação expressa dos presentes”.

No final do Encontro, era unânime a opinião dos participantes acerca da necessidade de organização de mais iniciativas deste género como forma de actualização de conhecimentos, partilha de experiências e dinamização da rede de oferta turística regional e não só.

A expectativa dos organizadores é que este tenha sido, efectivamente o ponto de partida para a organização de outros eventos complementares.

A Verde Novo na BIT
Bolsa de Inovação em Turismo

Nos dias 16, 17 e 18 de Maio, a Verde Novo marcou presença na BIT – Bolsa de Inovação em Turismo na Universidade de Aveiro, integrada na Conferência INVTUR 2012.

Esta Bolsa, que se revelou uma “montra de exposição” para projectos inovadores na área do Turismo, permitiu a apresentação do Projecto Verde Novo, enquanto catalizador para a Valorização Turística de Património Cultural usando uma metodologia de trabalho que passa pela aplicação à gestão de património cultural das mais avançadas técnicas de gestão empresarial.

No dia 19, a Verde Novo apresentou publicamente o produto Qualificatur, que se assume como ferramenta integrada da valorização turística de um território, através da combinação de três tipos de acções: acções de valorização criativa de recursos turísticos, acções de qualificação e certificação da oferta e serviços complementares de suporte.

Para António Luís Ferreira, a presença na Bit “permitiu a partilha de informação relevante com entidades e projectos inovadores no sector do turismo, que se assume para a Verde Novo como uma área de trabalho primordial”.